Transformação Digital e a importância da acessibilidade.

Parece que foi ontem… Em 2012 eu iniciei pesquisas na área de acessibilidade na Web, e tive o primeiro contato com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, tais como:  visual, auditiva e motora, e nesse momento mergulhei em um universo chamado acessibilidade digital, e pude perceber a importância desses recursos nos projetos digitais para todos, mas em especial para um público, que é chamado Pessoas com Deficiência.

A partir desse momento, em todos os projetos que participo, defendo a inserção dos recursos de acessibilidade. E por que? Por que não é um capricho, é uma necessidade, além de ser lei. Vou explicar o porquê é uma necessidade mais adiante, mas antes, deixa eu explicar o que é a acessibilidade digital:

O que é acessibilidade digital?

Conforme a definição da Web Accessibility Initiative (WAI) “Acessibilidade na Web é dar acesso ao maior número de pessoas, incluindo pessoas com deficiência e idosos, em igualdade, dando a elas o direito de navegação, interação, entendimento e percepção.”

Você sabia que de acordo com o censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população brasileira possui alguma deficiência, incluindo pessoas com deficiência auditiva, motora, visual e mental, seja em níveis mais leves ou mais severos e precisam de acessibilidade no ambiente digital?

Um número relativamente alto não acha? Mas ainda pouco considerado pelas empresas quando falamos da inserção desse público na web, pois menos de 1% dos sites do Brasil hoje são acessíveis de acordo com pesquisa realizada pela W3C Brasil e WPT.

O Governo Brasileiro, atento à questão, criou algumas leis para a promoção e defesa da acessibilidade como, por exemplo, a mais recente, chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) – (Lei nº 13.146 de 2015).

E a LBI em seu artigo 63 tornou obrigatória a acessibilidade nos sites brasileiros por empresas públicas e privadas, garantindo o acesso das pessoas com deficiência em igualdade de condições em todo conteúdo disponível na web, conforme o manual de diretrizes de acessibilidade da w3c (Quer saber mais? acesse o link do manual aqui.)

Com uma demanda tão grande e potencial crescimento de público e de mercado, o meu questionamento é: O seu negócio foi pensado para receber todas as pessoas no ambiente digital?

Vantagens para os usuários:

Sem acessibilidade na web, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida perdem autonomia e precisam contar com a boa vontade alheia para executarem tarefas simples e essenciais. Já com a acessibilidade, A empresa que investe em acessibilidade ganha infinitas possibilidades, pois é na Web que as pessoas buscam serviços, produtos e informações. Ou seja, os ganhos são tanto para os usuários quanto para as empresas, seguem alguns exemplos:

  • Melhora a experiência do usuário: User Experience (UX) é um aspecto essencial do design de um site, que visa melhorar a experiência que um usuário tem ao navegar pelo site da sua empresa.
  • Pessoas que utilizam a web por meio de dispositivos móveis acessam serviços muitas vezes com um contraste ruim, com um teclado muito pequeno, conexão mais lenta.
  • Pessoas com deficiência visual ou cegas que utilizam leitores de tela no computador navegam sem dificuldade pelos sites, preenchem formulários, acionam botões por meio de comandos do teclado e conseguem acessar, inclusive, as informações que estão em imagens, por meio de textos alternativos.
  • Pessoas com deficiência auditiva ou surdas acessam informações em vídeo com transcrições, legendas e traduções em Libras (Língua Brasileira de Sinais);
  • Pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida que usam apenas o teclado para acessar os conteúdos conseguem navegar com facilidade por todos os menus e seus subitens, serviços, formulários e informações disponíveis;
  • Pessoas que não conseguem identificar algumas cores como exemplo os daltônicos não se confundem nem perdem informações, porque todas as informações apresentadas por meio de cores são transmitidas, também, de outras formas como o alto contraste.

Vantagens para as empresas:

  • Evita discriminação e reclamações legais: À medida que a internet e outras tecnologias digitais se tornam cada vez mais predominantes na vida diária, não é difícil argumentar que a acessibilidade digital é um direito civil para pessoas com deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão (ou Estatuto da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em 2016, garante que as pessoas com deficiência tenham acesso à informação e à comunicação.
  • Ampliação e diversificação do seu público. Alvo.
  • Aumento de compatibilidade com diferentes navegadores web ou dispositivos.
  • A acessibilidade contribui para que o site seja encontrado com muito mais facilidade pois o código é estruturado de uma forma semanticamente correta.
  • Fortalecimento da sua marca trazendo mais valor agregado a sua empresa.
  • Melhor interação com o seu público, aumentando as chances de fidelização.
  • Melhor performance e usabilidade das suas redes, criando vantagem competitiva.
  • Um site acessível é mais fácil de navegar, carrega mais rápido, é mais simples e amigável.

Deu para perceber que não pensar em acessibilidade é ficar de fora da transformação digital, não é? Espero que em um futuro próximo todos esses recursos sejam disponibilizados para toda a sociedade de forma justa e igualitária, não apenas por que é o correto, o que por si só já justificaria, mas também por que todos só tem a ganhar.

Isso é só a pontinha do iceberg do que é a acessibilidade digital, que por sua vez é apenas uma parte do processo de transformação digital! Tem muito mais para falar sobre esse assunto!

Mas por hora, vamos pensar em ambientes digitais mais inclusivos para todo mundo?

Para saber mais sobre o assunto, acesse o meu blog pessoal: www.fabiolacalixto.com

Fabíola Calixto

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Imagens:  Freepik

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