Podcast 5 – Inclusão Digital na música: Musica para surdos em libras

Título:
Podcast 5 – Inclusão Digital na música: Musica para surdos em libras

Musica para surdos em libras
Foto: Entrevistados do Programa Musica para surdos em libras

Podcast do programa:

Equipe: Fabíola Calixto, (apresentadora);  Marcelo Correia (editor e intérprete).
Convidados: Leandro Leite, Vinadhara Vassuprem, Kaliani Dassi

Versão Textual:
Arquivo PDF

Descrição:

Vocês podem imaginar como uma pessoa com surdez  pode perceber o som da música?

Grandes músicos instrumentistas e compositores, como Beethoven e Ernesto Nazaré, desmistificaram a ideia de que os surdos e a música não podem ter uma relação de sucesso, ao ficarem total ou parcialmente surdos e, mesmo assim, conseguirem continuar suas carreiras e comporem suas obras primas.

Porém, como eles puderam continuar ouvindo, ou melhor, percebendo as notas musicais o suficiente para poderem continuar tocando e compondo?

Existem tecnologias que dão a possibilidade de que a pessoa com deficiência auditiva possa perceber a música, sentir a vibração sonora, mas quais seriam elas?

Neste programa vamos apresentar e debater algumas vivências e soluções de acessibilidade, envolvendo tecnologia e som, dos nossos três convidados de hoje.

Data de publicação:

21-Fev-2016

Duração:
24 Min

Palavras chaves:
Inclusão digital, partituras, libras, música, pessoa com deficiência auditiva

You Might Also Like

One thought on “Podcast 5 – Inclusão Digital na música: Musica para surdos em libras

  1. Muito interessante o tema, gostaria de assistir ao espetáculo dos Ungambikkulas para ver como funciona esta tecnologia de música tátil. Apenas um comentário: os músicos que são deficientes auditivos geralmente trabalham com ritmos bem marcantes (percussão, rap) porque fica mais evidente a sensação de vibrações. É diferente do caso de Beethoven, por exemplo, que não nasceu surdo e seguiu compondo porque tinha uma memória auditiva excelente. Um bom músico consegue fazer isso, ter a percepção dos sons, utilizando somente a partitura.

Comments are closed.