Podcast 4 – Inclusão Digital na música: Lendo e escrevendo partituras em Braille

Título:
Podcast 4  –  Inclusão Digital na música: Lendo e escrevendo partituras em braille

Podcast do programa:

Autor(es):
Equipe: Fabíola Calixto, (apresentadora);  Marcelo Correia (edição).
Convidados: Fabiana  Bonilha;

Versão Textual:
Arquivo PDF

Descrição:

Fabiana abordou a leitura e escrita musical em braille, tomando como base a sua própria experiência como musicista com deficiência visual e as pesquisas de Doutorado e Mestrado desenvolvidas por ela acerca do tema.

Fabiana descreveu o funcionamento do sistema braille, destacando a forma como este código é aplicável à notação de partituras. Explicou brevemente as principais diferenças entre a notação musical em tinta e em braille, pontuando os impactos destas distinções no processo de transcrição. Além disso, ela buscou traçar um panorama sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas cegas quanto ao acesso às partituras, incluindo: o número reduzido de obras musicais transcritas para o braille; a escassez de instituições que se dedicam à transcrição de repertório; a falta de professores capacitados para atuarem no ensino da musicografia braille e a falta de inserção deste conteúdo nos cursos de formação de educadores musicais.

Não obstante a existência deste cenário, ela enumerou algumas possibilidades para que tais desafios sejam vencidos, sobretudo por meio da criação de espaços de formação e disseminação deste código de leitura e escrita.

Data de publicação:
29-Jan-2015

Duração:
34 Min

Palavras chaves:
Inclusão digital, partituras, braille, música

You Might Also Like

3 thoughts on “Podcast 4 – Inclusão Digital na música: Lendo e escrevendo partituras em Braille

  1. Achei esta entrevista interessante e emocionante. Fiquei comovida ouvindo o áudio-documentário da Fabiana, que trabalho maravilhoso! É incrível como a pessoa, quando quer se dedicar a uma arte, consegue, apesar das barreiras! Sugiro que nas próximas entrevistas você coloque a foto do entrevistado, como você fez na entrevista com o Leandro.

Comments are closed.