O impacto das mídias sociais na vida das pessoas

11141349_10200492920003426_2542551318081001227_n
Foto: Momento da apresentação

No dia 7 de junho (domingo) tive a oportunidade de apresentar um programa na rádio 105.9 FM, onde o assunto foi “O  impacto das mídias sociais na vida das pessoasacesse o áudio com a  apresentação.

Um tema que de uma maneira ou outra, está inserido no nosso  cotidiano e serve de alerta pois muitas vezes somos vítimas dessas tecnologias que tanto pode nos ajudar como nos prejudicar.

Essas mídias sociais podem ser  chamadas de “DUAL”, pela característica de acarretarem algo positivo ou negativo para a nossas vidas, dependendo de como são utilizadas.

É preciso se atentar para não confundir o “mundo digital” com o mundo real, pois esse tipo de percepção pode causar vários danos para a nossa saúde.

Antes de mais nada o que é uma rede Social?

Uma rede social pode ser definida por pessoas ou organizações que compartilham, interesses, valores e objetivos em comum.

Como por exemplo: O Facebook, Twitter, Tinder, Youtube (também possui características de redes sociais), redes profissionais (linkedin). O Watsaap é um aplicativo para envio de mensagens mas (também possui características de uma rede social, pois através do aplicativo compartilhamos várias situações, construímos relações e até podemos dizer que o aplicativo nos ajuda a atingir um objetivo em comum, já que muitas empresas utilizam o Whatsapp para a comunicação entre os seus funcionários. E podemos ter uma noção de utilidade do mesmo até em redes  comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades).

Blogs também são mídias sociais onde podemos compartilhar fotos, vídeos, textos etc..

Pontos Negativos:

1. Dirigir e navegar nas redes sociais, escrever um “SMS” pode distrair o motorista e possivelmente causar um acidente fatal.

2. Muitas pessoas não sabem lidar com o grande número de informações disponíveis na internet. Absorvendo todas as informações ali apresentadas como verdade. Nem sempre devemos confiar em tudo que lemos, é importante checar as informações em um ou mais sites confiáveis, para confirmar a autenticidade da mesma.

3. O excesso de informação durante os momentos de estudo ou trabalho, por exemplo, pode causar distração e interferir no desempenho pois a pessoa acaba perdendo o foco do que está fazendo.

4. Com o excesso das redes sociais os jovens acabam deixando de interagir pessoalmente com as pessoas e isso pode prejudicar no convívio com a sociedade. Com menos interações reais eles podem ter a capacidade de comunicação comprometida, pois a internet não exige entonações, linguagem corporal, entre outros. E por vezes pode-se adquirir hábitos que se levados para o nosso cotidiano podem ser prejudiciais, o mais preocupante no quesito linguagem, podemos destacar as gírias e abreviações usadas na internet, que se trazidas para o dia a dia. O mundo “offline” jamais pode ser substituído pelo online.

 5. As redes sociais criaram novas maneiras de falar e de escrever, transformaram a língua portuguesa dando a ela, novos aspectos e sentidos. Isso pode interferir na qualidade de redação das pessoas. A linguagem da internet ainda não foi naturalizada como padrão em nossa sociedade, ela se limita ao meio online. Trabalhos escolares, por exemplo, exigem a linguagem formal.
Contudo,
expressões como, “vc”, “baum” acabam aparecendo em trabalhos acadêmicos e os jovens, por muitas vezes desconhecem a escrita formal. Hoje a maioria dessas pessoas acabam dependendo de corretores automáticos.

 6. Muitas pessoas colocam conteúdos  em redes sociais sem pensar nas consequências. Como mensagens com conteúdos comprometedores, expondo a vida da família para pessoas mal intencionadas. Não podemos esquecer que a internet é um livro aberto. 

7. Muitas pessoas já podem ser consideradas dependentes da rede social, perdendo horários de sono, refeições e compromissos do cotidiano.  

Não são apenas as redes sociais que causam ou ao menos ramificam para tais problemas. Mas também o excesso de tempo online, pessoas costumam passar de 80% a  90% do tempo de trabalho conectadas. E se dizem estar trabalhando onde na verdade há um problema de produtividade envolvido nesta questão, que chega até mesmo a ser um problema econômico, de acordo com uma companhia Norte-Americana de pesquisas estudantes enviam em torno de 10.000 mensagens por mês com mensagens do tipo “oi tudo bem?” muitas vezes para nutrirem um sentimento de não estarem sozinhas.

Novos estudos mostram que é mais difícil resistir à tentação de acessar sites como Facebook e Twitter do que dizer não ao álcool e ao cigarro.

Possíveis Pontos Positivos:

 1. As mídias sociais aumentaram a interatividade e a possibilidade das pessoas se expressarem e colaborarem com a geração de conteúdo, como por exemplo: escrever par um blog.

2. Pelo enorme contato que possui com as novas tecnologias, o jovem de hoje as domina completamente. Esse domínio é muito útil, já que hoje o desenvolvimento diríamos que até mesmo a nível mundial, depende dessas novas tecnologias. Ter essa habilidade é estar pronto para as exigências que virão pela frente.

3. A internet abre um mundo favorável à criatividade. Ter seu próprio blog ou seu site de fotos, por exemplo, dá abertura para que o jovem se expresse e mostre seu talento. Ao compartilhar com os outros, ele tem um feedback instantâneo sobre a sua produção, o que pode motivá-lo e até mesmo ajudá-lo a construir e seguir sonhos e objetivos. 

4. Antigamente, quando uma pessoa tinha um problema de saúde ou doença, ela era obrigada a aceitar sem questionar a opinião do médico. Atualmente, tendo em vista as informações explícitas e de fácil localização, quando as pessoas têm qualquer problema de saúde, elas podem consultar a internet, colocar os sintomas, ter uma ideia de qual o problema, tratamento, tempo, remédios, etc. Podem inclusive, questionar o médico, ou conversar com o mesmo sobre outras possibilidades de remédios e tratamentos. Existe também a possibilidade de interação, onde o individuo pode encontrar outras pessoas com os mesmos problemas, conversar, descobrir soluções. (não se automedicar e sim verificar a questão com outras pessoas que estão ou já passaram por uma situação parecida).

5. A atualização em tempo real diminui a distância que muitas vezes se entendia como barreiras para os relacionamentos. Muitos namoros e amizades se mantêm e por vezes até se solidificaram com a vinda das redes. Hoje temos a possibilidade de sermos muito bem informados, pois somos “bombardeados” com notícias, podemos escolher a fonte das nossas informações. Podemos disseminar conhecimentos, reflexões, opiniões e compartilhar com nossos seguidores, amigos, grupos de pessoas que se conversam e se suportam, umas entendendo os sofrimentos das outras…

O que devemos esperar do futuro?

Parte do futuro existe e está presente em nossas vidas. Teremos cada vez mais equipamentos conectados, sendo eles, TVs, geladeiras, Carros, etc. 

Então, para concluir cabe uma advertência: utilize as redes sociais com moderação.

You Might Also Like