Aplicação do CPqD para deficientes visuais já está disponível para download.

Campinas, 03 de dezembro de 2013 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).

A solução CPqD Alcance, desenvolvida com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis por pessoas com deficiências visuais, já está disponível para download gratuito na Google Play, a loja online de aplicativos da Google. Disponível para smartphones com tela sensível ao toque baseados no sistema operacional Android (para versões 4.0, 4.1 e 4.2), a aplicação do CPqD utiliza recurso de narração automática por síntese de voz para facilitar o acesso do usuário às principais funções do aparelho.

Essas funções são representadas por ícones na tela touchscreen do smartphone. Na medida em que a pessoa desliza o dedo sobre a tela, uma voz sintetizada informa a função correspondente àquela área. Com mais um toque, o usuário tem acesso à função: realizar e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto (SMS), consultar o histórico de ligações, o nível de bateria, a data e hora e a lista de contatos telefônicos, entre outras.

Além dessas funções básicas, o CPqD Alcance oferece também algumas funções avançadas, como despertador (com lembrete de voz), localização e auxílio ao deslocamento, tocador de música e leitor de arquivos de texto, por exemplo. “A intenção é facilitar o uso dos principais recursos do smartphone, dando mais autonomia e privacidade à pessoa com deficiência visual”, explica Graziela Barros, gerente de produto no CPqD.

A aplicação é resultado do Projeto VozMóvel, desenvolvido pelo CPqD em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, administrados pela Finep. “A parceria com o CPC é um diferencial importante, porque permitiu identificar as reais necessidades dos deficientes visuais e a sua participação no próprio desenvolvimento e teste da solução”, afirma Claudinei Martins, coordenador do Projeto VozMóvel – que, em 2012, recebeu o Prêmio ARede na categoria Acessibilidade.

 Mais autonomia e privacidade ao deficiente visual.

 Em fevereiro do ano passado, o CPqD iniciou um teste piloto com nove pessoas atendidas pelo Centro de Prevenção à Cegueira, que receberam smartphones com a aplicação instalada para serem utilizados no seu dia-a-dia. “O intuito era avaliar a usabilidade da aplicação e receber sugestões de melhorias”, explica Martins.

 Recentemente, uma pesquisa aplicada a esses usuários revelou que o nível de satisfação com a solução é alto. Foram avaliados cinco quesitos, sendo que a média das notas atribuídas em cada um foi superior a 9,4 (a pontuação máxima era 10). “O aspecto da autonomia em relação ao uso do smartphone foi o mais relevante, em termos de resultado”, comenta o coordenador do projeto. Além disso, a pesquisa avaliou os quesitos melhora da privacidade, da interação social, do uso do celular e da qualidade de vida.

 O foco inicial do CPqD Alcance são as mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar existentes no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Mas essa aplicação do CPqD pode beneficiar também outros usuários de smartphones, como pessoas com baixo letramento ou pouco familiarizadas com tecnologia – como idosos, por exemplo.

 Para fazer o download gratuito do CPqD Alcance, basta entrar na loja Google Play, no seguinte endereço eletrônico: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cpqd.alcance&hl=pt_BR .

You Might Also Like