Fabíola Calixto suando celular

6 Opções de acessibilidade digital no Android com o smartphone Samsung Galaxy S9

A acessibilidade digital é um tema que tem se tornado muito importante nos últimos anos. Essa área estuda recursos capazes de ampliar a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa, independentemente da sua limitação no ambiente digital.

Chegou a vez de explorar os recursos de acessibilidade do Galaxy S9, equipado com o sistema operacional Android 8, o smartphone possui muitas opções que facilitam sua utilização por idosos, pessoas deficiência visual, auditiva, pessoas com limitação funcional. Sobretudo, amplia as capacidades para quem depende da tecnologia.

Diversos recursos de acessibilidade são disponibilizados para o android 8, como leitor de telas, legenda, alerta vibratório, contraste, tamanho da fonte, entre outros. Alguns destes recursos são:

 

Tela inicial com funções disponíveis de acessibilidade no andróid 8 do galaxy S9
Tela inicial com funções disponíveis de acessibilidade no andróid 8 do galaxy S9.

1. Leitor de Telas: É projetado para pessoas com deficiência visual, seu assistente de voz ajuda o usuário lendo em voz alta o que está sendo exibido na tela do aparelho como menus, interface web, programas conhecido como Talkback.
Outro recurso disponível é a tela escura: este a mantém sempre desligada para garantir a privacidade, evitando por exemplo que alguém mal intencionado possa observar o quê está sendo digitado.

2. Detectores de Sons: O recurso serve para ajudar pessoas com dificuldades de audição. Inclui alertar o usuário com sensores detectam um bebê chorando ou uma campainha, desde que o som da campainha seja pré pré-gravado. Seria ainda mais interessante uma função que identificasse outros sons, como por exemplo, um cachorro, ou até mesmo um som customizável de acordo com a necessidade do usuário.

Choro de bebe detectado
Interface no momento em que o choro do bebê é detectado.

3. Conversão de texto em voz: O recurso é indicado para o usuário que precisa falar ao invés de escrever seja por falta de tempo ou por preferência, outro tipo de público que pode se interessar pela voz a texto são estudantes. O recurso disponível, também é possível ajustar velocidade e o tom de voz.

Texto para voz
Interface com opção de texto para voz em diferentes idiomas.

4. Acesso com interruptor: Caso você não tenha problema em gastar seus botões físicos de volume, é possível atribuir novas funções além das originais para eles, isto é, aumentar ou abaixar os sons do aparelho. Uma das possibilidades é usá-los para disparar a câmera ou em assistentes.

5. Inversão de cores: A função Inverte cores da tela, melhora a visibilidade da tela para ajudar os usuários a reconhecer o texto nela com mais facilidade. O recurso pode ser utilizado por pessoas daltônicas ou qualquer pessoa que precisa de alto-contraste na tela. Em resumo, eles deixam o fundo preto e as letras na cor branca, o que ajuda na leitura, ao contrário dessas cores invertidas. O alto contraste se aplica a todas as telas do smartphone, tanto a inicial, quanto os menus e submenus.

6. Ampliação de fonte: O recurso de zoom na tela do smartphone permite uma melhor e mais detalhada visão do conteúdo e foi desenvolvido para quem tem  alguma dificuldade de enxergar   como por exemplo uma pessoa idosa. para ampliar fontes como de e-mails, mensagens, documentos. Esse recurso pode ser muito útil para quem tem problemas na visão ou apenas quer ter mais conforto enquanto visualiza a tela do seu smartphone.

Essas são apenas seis das diversas possibilidades de configurações de acessibilidade do Android 8. Vale a pena sempre explorar essa seção. Muitas vezes, passam despercebidas no nosso smartphone Android. Explore-as! E assim amplie a acessibilidade de pessoas com diferentes perfis.

You Might Also Like